O que ninguém te conta sobre anotar gastos
🫰🏼Carvalhos Consultoria, Ed. 05 @ 2024 (6 minutos de leitura)
Nas edições anteriores
#Edição 03 | Como perder dinheiro…ou meus cinco erros financeiros
#Edição 04 | Acertos financeiros. Quais os seus?
Anotar gastos, funciona mesmo?
Todo mundo tem uma boca favorita no fogão, pode observar ou perguntar.
E todo mundo tem uma planilha ou aplicativo de finanças que usa, gosta e recomenda.
Mas eu te pergunto: a sua planilha funciona mesmo?

Te convido a pensar em um evento com amigos: pode ser um churrasco, um fondue ou uma celebração. É preciso se organizar minimamente para que todos possam comer e beber algo e celebrar a vida, certo? Então você já sabe planejar.
Pense agora na rotina da casa: colocar roupas para lavar, estender, passar (se for seu caso) e então guardá-las nos devidos lugares para só então usar novamente, certo?
Então eu te conto que lidar bem com o seu dinheiro não é sinônimo de anotar todos os gastos. Geralmente quando pensamos em planejamento financeiro deve vir uma imagem como da foto acima: um computador, uma planilha ou um aplicativo cheio de gráficos.
O que acontece é que seja em planilhas já prontas e amplamente divulgadas por empresas de investimentos ou por “influencers” (os influenciadores de finanças) que, às vezes, até vendem as mesmas como a solução perfeita geram uma enxurrada de dados que muitas vezes não se transformam em informação útil para você.
Buscar sites, aplicativos e planilhas para organizar o seu dinheiro pode ser uma caminho bastante comum, porém ineficiente e, em muitos casos, frustrante.
Por que não funciona, você pode estar se perguntando.
Porque somos todos frágeis, precários e limitados. O ex-professor e autor Dan Ariely chega a dizer que somos “previsivelmente irracionais” em seu livro de mesmo nome.
As planilhas ou aplicativos, geralmente não funcionam sozinhos, pois são apenas ferramentas que registram o passado. Ferramentas que mostram o que já aconteceu.
Mas, além das despesas anotadas, dos números bonitinhos no seu aplicativo favorito, existe um hábito, um comportamento.
E é exatamente esse hábito ou comportamento no uso do dinheiro que não aparece na planilha.
Então, talvez, o ideal é não anotar e não planejar nada, certo?
Hum, vamos com calma. Para que a sua planilha ou aplicativo favoritos funcionem, além de incluir uma categoria de imprevistos (acredite eles vão acontecer) é necessário criar uma projeção.
“Informação não muda comportamento.”
Quais seriam então os comportamentos e hábitos que você tem que regem suas decisões? Quais são as suas crenças e vieses que controlam seu comportamento ANTES de usar seu dinheiro.
Por isso é necessário ter visão dessa projeção. Olhar para frente, planejar a vida com os sonhos e os valores possíveis que estão por vir.
Anotar somente o que já foi gasto não muda seu comportamento.
Agora observe quantas vezes tentou se organizar financeiramente com alguma planilha que pisca, que tem gráficos bonitos. Ou então aquele aplicativo lindo que categoriza os gastos. Lembrou?
E, quantas vezes, você abandonou o uso por conta de uma viagem a trabalho, doença do filho ou, simplesmente, por se sentir incapaz.
As ferramentas aceitam tudo, mas não levam em consideração que você, querido leitor(a), é humano(a).
Qualquer método que não leve em consideração que você é um ser humano, tende a falhar. Através dessas observações surgiu a disciplina da Economia Comportamental (na qual sou Especialista pela Fundação Getulio Vargas).
Espero ter te ajudado a entender os por quês de abandonar o preenchimento dos seus gastos.
Caso tenha interesse em entender um ter essa visão da projeção e dos seus comportamentos fica um convite abaixo para me chamar pra um papo.
Vou adorar conhecer sua história e ver sua planilha.
✍🏼 Um convite
O planejamento financeiro comportamental é fascinante. E eu estou encantado como esse trabalho têm feito a diferença na vida das pessoas que atendo.
Se estiver interessado(a) me chama pra um papo no link abaixo. A conversa inicial serve para eu entender seu cenário de vida. Ah, o papo inicial não tem custos.
Agendar um papo inicial [link]
📚 Roda de conversa
Em 13 de julho fizemos a nossa primeira roda de conversa presencial em São José dos Campos/SP. Manhã de sábado, um pouco gelada mas com assuntos bem quentes.
Além de mim e do Gabriel, contamos com a participação de dez pessoas interessadas em falar sobre dinheiro. Falamos sobre como ter uma relação mais saudável, de como partilhar despesas, de como priorizar a realização de sonhos e de como entendemos dinheiro.
Agradecemos a cada um dos participantes pelo tempo e pela troca incrível.
Em breve divulgaremos outra roda presencial.
🎙️ O que estou ouvindo e lendo
O podcast segue cada dia mais presente na minha rotina e, dessa vez, recomendo o último episódio do Boa Noite Internet, do Cris Dias:
Viciados em dopamina - com Michel Alcoforado [link]
🍬 É isso queridos
Obrigado por acompanhar esta 5ª Edição.
Um grande abraço,
Tiago Carvalhos